De acordo com o que foi revelado no Digital Foundry, 3.5GB dos 8GB de memória GDDR5 são reservados ao sistema operativo do PlayStation 4, ou seja, os programadores de jogos para o novo console da Sony terão apenas 4.5GB de memória para trabalharem, algo idêntico ao que se passa com o Xbox One, uma vez que a console da Microsoft também aloca 3GB de memória para o seu sistema operativo.
Porém, segundo o artigo publicado pelo Eurogamer.net, outras fontes sugeriram que, quando disponível no sistema operativo, um 1GB de “memória flexível” adicional poderá ser utilizado pelos programadores, anteriormente chegou-se a pensar que o sistema operativo do PlayStation 4 iria utilizar apenas 512MB, deixando o grosso da memória GDDR5 para ser utilizada pelos jogos, porém, acredita-se agora que estes números faziam parte do plano inicial da Sony.
Fontes próximas da Sony terão dito ao Digital Foundry que a Sony poderá reduzir o consumo do sistema operativo e as exigências que faz ao processador do console, liberando assim mais recursos para serem usados pelos programadores depois do PS4 ter chegado ao mercado.